2006-09-06

Festival dos Caminhos da Transumância

Nos dias 15, 16 e 17 de Setembro, decorre em Alpedrinha, mais um Festival dos Caminhos da Transumância. Este evento, que vai já na sua 5ª edição, já conquistou o seu lugar no calendário de muitos visitantes que nestes dias se deslocam a esta vila. As ruas do centro histórico de Alpedrinha, vão encher-se mais uma vez de pessoas embebidas do espírito que caracteriza este evento.
As tradicionais tasquinhas e a animação de rua não vão faltar nestes três dias de festa. A cultura, artesanato e concertos também têm lugar marcado no programa deste ano.
PROGRAMA:
Sexta-feira - 15/09/2006
18:00
-Abertura do Acampamento "Rota da Transumância" na Quinta do Anjo da Guarda;
19:00
-Abertura da Feira:
-Desfile do Grupo de Bombos de Alpedrinha "ZABUMBAS";
-Desfile do Rancho Folclórico de Cernache do Bonjardim;
-Desfile de acordeonistas;
21:30
-Actuação do Rancho Folclórico de Cernache do Bonjardim;
-Concerto pela Filarmoniza;
-Cantares ao Desafio;
-Acordeonista Sertório;
Sábado - 16/09/2006
09:00
-"O solitário caminho dos pastores" (passeio pedestre Alpedrinha-Póvoa de Atalaia) Saída do Largo da Junta de Freguesia;
11:00
-Arruada pelos Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho;
17:00
-Conversas Transumantes "A Pastorícia e o Desenvolvimento" com Santiago Bayón Vera, moderada por Maria João Centeno, na Capela do Leão.
-Quarteto Mayalde, na Capela do Leão;
18:00
-Desfile com:
*Bombos e folia da Casa do Povo do Paúl;
*Gigabombos;
*Roncos do Diabo;
*Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho;
*Rancho Folclórico da Casa do Povo do Souto da Casa e Grupo de Bombos;
21:30
-Actuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Souto da Casa, no palco do Largo da Igreja;
-Cantigas à Desgarrada, no palco do Largo da Fontaínha;
22:00
-Actuação do Quarteto Mayalde no palco do Largo da Fontaínha;
23:00
-Cantigas à Desgarrada, no palco do Largo da Igreja;
-Actuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Souto da Casa, no palco do Largo da Fontaínha;
Domingo 17/09/2006
08:30
-Passeio pedestre "Rota da Transumância" Fundão - Alpedrinha (Saída da Praça do Município);
10:30
-Desfile do Rebanho (Palácio do Picadeiro)
-Arruada pelos Chocalheiros de Vila Verde;
12:00
-Missa Dominical;
16:00
-Lançamento do livro "Ar Serrano" de Luis Filipe Maçarico, na Capela do Leão;
17:00
-Desfile com os Grupo de Bombos de Alcongosta, Castelejo e Donas e ainda com os Zabumbas de Alpedrinha, Chocalheiros, Gaiteiros e Acordeonistas; ( Associação Acordeonistas da Beira Baixa)
21:00
-Actuação do Rancho Folclórico da Cova da Beira da Junta de Freguesia do Fundão e bombos;
21:30
-Cantigas à Desgarrada;
22:00
-Concerto de encerramento da Feira, pela Academia de Música e Dança do Fundão, na Igreja Matriz;

FOTOS: JFA

6 comentários:

Anónimo disse...

De facto o festival da Transumância ou Chocalhos, transformou-se num acontecimento de especial relevância em Alpedrinha. Ainda não tinha conhecimento do programa na sua integra e pelo que li vai haver muita animação, deixo no entanto alguns aspectos que me merecem alguma atenção, nomeadamente a presença diária de ranchos folclóricos, apesar de nada ter contra os mesmos não me parece que venha a propósito. Digo isto a título pessoal e porque criei uma imagem que não a de um desfile de ranchos, esperava isso sim, um concerto diário junto à Fonte Monumental, não de nomes sonantes mas sim de grupos modernos com instrumentos tradicionais, imagem do movimento cultural que foi tomando forma, e que as pessoas como eu que têm participado no evento se apercebem da quantidade de adeptos que marcam encontro em Alpedrinha por esta altura. Parece-me a mim ser esse o sentido certo dos Chocalhos e não tornar o evento num encontro de musicas e grupos populares, que terão de certo o seu festival.
Fica a minha opinião. Cumprimentos a todos, em especial ao Fernando. Até breve, nos Chocalhos.

Anónimo disse...

Lá estarei!!
Apesar de ser Lisboa, tenho casa perto de alpedrinha!!
Esperemos que festa seja tão boa como o ano passado!!

Um abraço

Anónimo disse...

Num “letreiro” publicitário em Castelo Branco alusivo ao Festival dos Caminhos da Transumância, pude verificar que este começa já hoje estendendo-se até domingo. Já em casa dirigi-me pelos caminhos do ADSL ao Site do programa das festas dos Chocalhos 2006. Até telefonei para o 963462093 para saber informações do acampamento e os respectivos encargos financeiros. Depois da boa notícia vim a constatar que não possuo em Castelo Branco o essencial - a minha tenda de campismo - o que me veio por água abaixo o excelente projecto de fim-de-semana. Assim, pergunto eu? Qual é o melhor dia para deslumbrar do grosso do festival, a sexta, o sábado ou o domingo, visto não puder dormir no “palco” da ocorrência?

André Rodrigues (966219297)

Fernando Pires disse...

Caro amigo André Rodrigues:

É muito complicado dizer-lhe qual o dia mais interessante para visitar os Chocalhos 2006. Tudo depende do gosto pessoal. No entanto, para mim, o sábado deverá ser o melhor dia, uma vez que do programa constam muitas curiosidades. Desde logo a caminhada matinal, a arruada dos Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho que é um espectáculo ímpar, as curiosas conversas transumantes, o espectacular desfile de vários grupos de animação que estarão animando o evento pela noite dentro, etc. Tudo será digno de apreciação. Agora, a escolha é sua. A mim, resta-me desejar-lhe uma boa visita a Alpedrinha e espero que se divirta.

1 abraço

Anónimo disse...

Neste momento, estou a preparar tudo para sair rumo a Alpedrinha. Consultei na net o melhor caminho e, logo depois do almoço, vou por-me ao caminho. Vou hoje e venho domingo para Lisboa. Apesar de não ter reservado alojamento, vou à aventura, porque levo a minha tenda no porta-bagagens. Portanto, estou safo. Ao relento não durmo. A feira dos Chocalhos foi-me publicitada através de um vizinho que esteve aí no ano passado e adorou. Este ano ele não pode ir, mas vou eu mais a minha mulher, tirar algumas fotos para depois mostrar ao meu vizinho quando vier de férias do Brasil.
Espero divertir-me muito.
Para a semana, volto aqui comentar como foi.

Carolina/e disse...

"As ruas do centro histórico de Alpedrinha, vão encher-se mais uma vez de pessoas embebidas do espírito que caracteriza este evento."

embebidas sim... agora não sei é se é só de espírito... digamos que há boa jeropiga ;)