2006-09-30

Assembleia de Freguesia de Alpedrinha


Decorreu na passada sexta-feira, dia 29/09/2006, pelas 21:30, no edifício dos Antigos Paços do Concelho, a Assembleia de Freguesia de Alpedrinha, com a seguinte ordem de trabalhos:

1 - Período antes da Ordem do Dia;

2 - Período da Ordem do Dia;
2.1 - Apreciação da informação escrita do Sr. Presidente da Junta de Freguesia acerca da actividade e situação financeira da Freguesia;
2.2 - Apreciação e votação da proposta da Junta de Freguesia acerca da venda ambulante;
2.3 - Análise da sinaléctica a instalar na Freguesia de Alpedrinha;

O Período antes da Ordem do Dia foi utilizado para uma chamada de atenção, do comportamento incorrecto de alguns alunos do Externato, na rua desde o mesmo até às bombas de combustível, onde o lixo que estes deitam no chão merece uma acção de sensibização junto dos alunos e responsáveis por aquele estabelecimento de ensino, visando a correcção deste mau hábito.
Nos seguintes pontos da ordem de trabalhos, mereceu particular destaque, das partes que constituem este orgão liberativo, a Feira dos Chocalhos 2006, onde foi feita uma espécie de balanço final da mesma. Foram unanimes os elogios aos responsáveis da Junta de Freguesia e Câmara Municipal pela organização e sucesso do evento, aproveitando também para tecerem algumas considerações em torno do que se irá passar no próximo ano, com a troca de ideias construtivas que visam melhorar este evento.
As comemorações dos 600 anos do Cardeal D. Jorge da Costa, Polidesportivo, Estação C. F., obras da escola primária, foram assuntos também aflorados nesta reunião. A venda ambulante e a sua necessidade de regulamentação esteve também em foco.
Foi ainda aprovada por maioria e uma abstenção, uma proposta de alteração ao Regulamento de Trânsito da Freguesia, que atribui um lugar de estacionamento para deficientes no Largo D. Gracinha Correia e um lugar de estacionamento em frente aos CTT e outro em frente à Farmácia Trindade, para utentes deste serviços públicos, limitados a 15 minutos de utilização.
De salientar que o público presente, embora que em pequeno número, está a aumentar de assembleia para assembleia, o que poderá indicar um maior interesse da parte da população de Alpedrinha pelos assuntos que a todos dizem respeito. É fundamental que todos tomemos consciência que existem lugares próprios para falar sobre os assuntos da Freguesia e que estes sejam utilizados, por todos, para esse efeito.

2006-09-11

ALPEDRINHA NOS AÇORES

Alpedrinha vai estar representada na Região Autónoma dos Açores, de 15 a 19 de Setembro. Esta representação estará a cargo do Grupo de Música Popular da Casa do Povo de Alpedrinha, em digressão por Ponta Delgada, na ilha de São Miguel. Nesta deslocação estão marcadas duas actuações, no sábado e no domingo e, segundo Joaquim Rosa, Presidente da Direcção daquela colectividade, "duas actuações estão certas, mas a organização garantiu-nos que irá ter lugar mais uma ou duas."
A Casa do Povo de Alpedrinha tem ganho papel de destaque no meio cultural, pelas actuações que tem feito, não só com o Grupo de Música Popular, mas também com o Rancho Folclórico. Exemplo disso, foi a recente participação (dias 10 e 11 de Setembro) do Rancho, no Festival de Folclore que teve lugar em Albufeira (Algarve).
Esta Associação tem levado o nome de Alpedrinha e do Concelho do Fundão pelo país fora, mesmo com fracos apoios financeiros.
Creio ter chegado o momento, para que todos tomemos consciência da importância desta colectividade no panorama cultural. O apoio de todos é vital para que a Direcção prossiga com este excelente trabalho.
Não posso deixar de dar os parabéns a toda a Direcção, pelo trabalho, dedicação e esforço que têm mostrado.
Foto: António Rosa

2006-09-06

Festival dos Caminhos da Transumância

Nos dias 15, 16 e 17 de Setembro, decorre em Alpedrinha, mais um Festival dos Caminhos da Transumância. Este evento, que vai já na sua 5ª edição, já conquistou o seu lugar no calendário de muitos visitantes que nestes dias se deslocam a esta vila. As ruas do centro histórico de Alpedrinha, vão encher-se mais uma vez de pessoas embebidas do espírito que caracteriza este evento.
As tradicionais tasquinhas e a animação de rua não vão faltar nestes três dias de festa. A cultura, artesanato e concertos também têm lugar marcado no programa deste ano.
PROGRAMA:
Sexta-feira - 15/09/2006
18:00
-Abertura do Acampamento "Rota da Transumância" na Quinta do Anjo da Guarda;
19:00
-Abertura da Feira:
-Desfile do Grupo de Bombos de Alpedrinha "ZABUMBAS";
-Desfile do Rancho Folclórico de Cernache do Bonjardim;
-Desfile de acordeonistas;
21:30
-Actuação do Rancho Folclórico de Cernache do Bonjardim;
-Concerto pela Filarmoniza;
-Cantares ao Desafio;
-Acordeonista Sertório;
Sábado - 16/09/2006
09:00
-"O solitário caminho dos pastores" (passeio pedestre Alpedrinha-Póvoa de Atalaia) Saída do Largo da Junta de Freguesia;
11:00
-Arruada pelos Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho;
17:00
-Conversas Transumantes "A Pastorícia e o Desenvolvimento" com Santiago Bayón Vera, moderada por Maria João Centeno, na Capela do Leão.
-Quarteto Mayalde, na Capela do Leão;
18:00
-Desfile com:
*Bombos e folia da Casa do Povo do Paúl;
*Gigabombos;
*Roncos do Diabo;
*Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho;
*Rancho Folclórico da Casa do Povo do Souto da Casa e Grupo de Bombos;
21:30
-Actuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Souto da Casa, no palco do Largo da Igreja;
-Cantigas à Desgarrada, no palco do Largo da Fontaínha;
22:00
-Actuação do Quarteto Mayalde no palco do Largo da Fontaínha;
23:00
-Cantigas à Desgarrada, no palco do Largo da Igreja;
-Actuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Souto da Casa, no palco do Largo da Fontaínha;
Domingo 17/09/2006
08:30
-Passeio pedestre "Rota da Transumância" Fundão - Alpedrinha (Saída da Praça do Município);
10:30
-Desfile do Rebanho (Palácio do Picadeiro)
-Arruada pelos Chocalheiros de Vila Verde;
12:00
-Missa Dominical;
16:00
-Lançamento do livro "Ar Serrano" de Luis Filipe Maçarico, na Capela do Leão;
17:00
-Desfile com os Grupo de Bombos de Alcongosta, Castelejo e Donas e ainda com os Zabumbas de Alpedrinha, Chocalheiros, Gaiteiros e Acordeonistas; ( Associação Acordeonistas da Beira Baixa)
21:00
-Actuação do Rancho Folclórico da Cova da Beira da Junta de Freguesia do Fundão e bombos;
21:30
-Cantigas à Desgarrada;
22:00
-Concerto de encerramento da Feira, pela Academia de Música e Dança do Fundão, na Igreja Matriz;

FOTOS: JFA