2007-01-25

Alpedrinh@news - 1 ano


O blogue Alpedrinh@news foi criado no dia 5 de Janeiro de 2006. A sua função é, e sempre foi, informar os alpetrinienses, principalmente aqueles que se encontram longe da terra, dando-lhes acesso às notícias e acontecimentos relevantes que, por um motivo ou outro, marcam a vida da nossa Sintra da Beira.
Um ano depois da sua criação, o balanço não pode ser mais positivo. Além de um grande número de visitas regulares (que estimo sejam na ordem das 10.000 em 2006, dado o registo do contador que lembro só foi colocado em Julho), o retorno que obtive de muitas pessoas que o visitam encorajam qualquer um a continuar. Vários foram os e-mail’s chegados, nacionais e do estrangeiro, principalmente da França, que agradeciam o facto de poderem saber novidades acerca da sua terra natal.
No entanto, sinto que muito ficou por contar. Sou abordado pessoalmente por pessoas que me pedem para publicar mais e mais, nomeadamente fotografias.
Depois de ser criado o hábito de visitar este blogue, compreendo que não seja muito agradável, dia após dia, verificar que o mesmo se mantém sem alterações.
Tudo isto tem uma explicação óbvia. A minha actividade profissional e vida privada exigem muita dedicação da minha pessoa. Daí que, a razão da não publicação mais frequente de novidades seja apenas por falta de tempo.
Por este facto, peço a compreensão a todos e prometo continuar a postar sobre Alpedrinha, não me desviando do objectivo da criação deste blogue e muito menos do seu estilo meramente informativo e de opinião pessoal e responsável.

2007-01-05

ESCUTISMO EM ALPEDRINHA


Numa sociedade cada vez mais parca em valores de toda a espécie, o escutismo é talvez um dos meios mais válidos para uma intervenção que se quer eficaz na educação das gerações futuras.
Por esta palavra “Educação” entenda-se os vários sentidos que a palavra abarca:


-Educação para a vida: A vida no campo, as lições de sobrevivência e o saber da experiência feito, que é transmitido do chefe para os escuteiros dão um valor acrescido à formação de todo o escuteiro que aprende a arte do “desenrascar”, que será tão útil num futuro próximo;
-Educação para a cidadania: O sistema de patrulhas, a integração num grupo de indivíduos necessariamente diferentes, com uma hierarquia definida torna este movimento um embrião da vida em sociedade;
-Educação espiritual: Um dos pilares do Corpo Nacional de Escutas é a fé católica que a todos nos guia e orienta. A fé alimenta o espírito e nestes tempos conturbados, onde a fé é tantas vezes posta à prova, necessitamos do apoio de Cristo, nosso guia e companheiro na caminhada da vida.

Tentamos assim incutir valores, quebrar barreiras, tornar-nos cidadãos que façam uma sociedade cada vez melhor. Já B.P.(fundador do escutismo) o dizia: “Devemos deixar o mundo melhor do que o encontramos”.

Foi com este espírito que foi criado o Agrupamento de Escuteiros Católicos do CNE em Alpedrinha em 1999, que teve uma adesão enorme de início, mas foi declinando ao longo dos anos. No entanto, tem-se conseguido aguentar o agrupamento apesar do escasso apoio e, mesmo por vezes, algum desprezo por parte dos alpetrinienses.
No ano que passou, no sentido da revitalização do agrupamento, a sua chefia, apesar de algum desânimo por vezes instalado, organizou um grande acampamento inter-agrupamentos, denominado “Na Rota do Cardeal”, que teve lugar, nos dias 13, 14 e 15 de Setembro de 2006, no recinto do Anjo da Guarda e que teve a adesão do agrupamento de Trancoso, Soalheira, Boidobra e Alpedrinha, com cerca de 90 participantes, com o objectivo de incentivar os jovens alpetrinienses à adesão ao escutismo. Devido ao enorme êxito deste evento e continuando na senda da revitalização do agrupamento, vai a mesma organizar, no dia 2 de Junho do corrente ano, o Dia Regional do Lobito, com as alcateias de Lobitos de toda a Região a passarem um dia em Alpedrinha, sendo esperados entre 200 a 300 escuteiros participantes.
O agrupamento não esta morto, como muitos vaticinaram e ainda participa activamente na promoção de Alpedrinha.
Esperemos que Alpedrinha nos ajude também.

Agrupamento 1141 Alpedrinha