2006-01-06

SABIA QUE... ?(Associativismo)

-Em 1902 o Sr. Francisco Dias da Cruz de Matos Boavida fundou o clube Alpedrinha Foot Ball Club?
-Em 1925, e por iniciativa do Sr. Francisco Ribeiro Passos, formou-se uma sociedade de recreio intitulada Foot-Ball Club Cintra da Beira, cujo fim era unicamente proporcionar aos associados treinos de football e jogos com outros grupos de terras circunvizinhas?
Após vários esforços conseguiram um campo próximo da Estação do Caminho de Ferro. Em 1926, devido a desavenças entre sócios, este grupo fraccionou-se, formando, uma parte dos sócios, um novo grupo. A outra parte juntou-se e uniu-se a um outro grupo - o Club Artístico?
- O Sr. Dr. Francisco Sá Pereira construiu, no recinto das piscinas, um espaço próprio para as mais variadas práticas desportivas, desde o hóquei em patins, voleibol, andebol, basquetebol, ao futebol de cinco e futebol de salão, porque o seu filho jogava hóquei?
-Anos mais tarde apareceu o CEPA - Centro Educativo Popular de Alpedrinha - que de entre as muitas actividades que dinamizou, o desporto foi a que ocupou o principal lugar? Torneios de futebol, provas de atletismo, entre outras. Durante mais de trinta anos esta colectividade manteve vivo o desporto em Alpedrinha. Mas tudo o que é bom parece que tem que acabar, e o CEPA desapareceu há alguns anos.
-O primeiro teatro do Distrito de Castelo Branco , a "Casa da Ópera", também conhecida por "Teatro do Calvário" por ser numa das casas da rua do Calvário, situava-se em Alpedrinha e a sua fundação foi da iniciativa do Alpetriniense Teodósio Cerveira Alves de Sousa?
Estava-se em 1839. O teatro era pequeno, mas chegava para as exigências da terra. No início os espectáculos eram gratuitos porque as despesas eram feitas pelos próprios actores. Estes eram um pequeno grupo de amadores dramáticos, composto por rapazes de Alpedrinha.

Sem comentários: