
A imagem de marca deste evento é claramente o pastor e o seu rebanho. Este ano a Câmara Municipal do Fundão e a Fundão Turismo, entenderam que, na execução gráfica destes painéis publicitários, deveriam abdicar da imagem do pastor alpetriniense Sr. Lopes e substituíla por outro pastor de costas viradas. Ora, o "Ti Lopes" (como é conhecido em Alpedrinha), é para muitos a verdadeira imagem de marca dos Chocalhos, sendo esta substituíção bastante discutível. Outros dizem que era necessário dar uma imagem nova a este evento. Todas as opiniões se podem aceitar.
O que parece inaceitável é a não inclusão do símbolo heráldico de Alpedrinha nos referidos painéis.
Como é sabido, Alpedrinha e a sua população, são as verdadeiras molas impulsionadoras para o sucesso deste evento. Relembro que foram feitos outros eventos do género noutras freguesias do concelho do Fundão e em nenhuma delas se voltou a repetir. Daí achar-se justo a inclusão de Alpedrinha no lote dos organizadores. "O seu a seu dono."



Como é sabido, a animação de rua, gaiteiros, chocalheiros, concertos, ranchos, bombos, concertinas, tasquinhas e lojas, fazem parte do programa deste ano. Do mesmo fará parte também, as "Conversas Transumantes" e a degustação de uma "miga" à pastor. O tradicional passeio pedestre com rebanho, desde o Fundão até Alpedrinha também não podia deixar de acontecer, na manhã de domingo.
Espera-se muita animação e ruas cheias de visitantes.