2006-12-04

ALPEDRINHA RECEBE O MESMO?

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Apesar do orçamento da Câmara Municipal do Fundão para 2007 sofrer um corte de 8 a 10% nas receitas provenientes do Estado, as freguesias deste concelho irão receber a mesma verba que em 2006. Embora se mantenha o mesmo patamar, as transferências de competências é que decidirão quais as freguesias que irão receberão mais. Tudo estará relaccionado com o pacote de transferências que as freguesias irão assinar.
Esta garantia foi dada, à comunicação social, no final da sessão pública da semana passada, pelo Presidente da Câmara Dr. Manuel Frexes, que aproveitou o momento para criticar o Governo pelos cortes orçamentais aos Municípios.
Certo é que, no meu ponto de vista, é legítimo ao mesmo fazê-lo.
Se o Governo corta no orçamento para as Câmaras, é legítimo que estas levantem a voz contra a diminuição das receitas. Mas, se ainda assim, garantem que as freguesias do seu concelho não vão sofrer qualquer redução consequente do corte orçamental do estado, então é-lhes dada autoridade moral para o fazerem de viva voz.
Este comportamento do Sr. Presidente da Câmara do Fundão é de louvar.
O mesmo não se pode invocar a outros Presidentes de Câmara, que por via do corte governamental, vão já dizendo que para 2007 irá haver reduções nos financiamentos para as suas freguesias. O caso mais gritante é o que se prevê para o nosso concelho vizinho da Covilhã.
Que o Sr. Presidente Carlos Pinto é um opositor ao governo do seu conterrâneo José Sócrates, já todos o sabemos. Que o mesmo critica fortemente o Primeiro Ministro e Ministro das Finanças pelo corte que irá sofrer no seu orçamento, também já nos demos conta. Mas com que moral o faz? Se ele próprio vai fazer o mesmo nas suas freguesias, como pode ele criticar o governo pelo mesmo exercício?
Ao contrário dele, o Dr. Manuel Frexes tem autoridade moral para o fazer. Segundo o mesmo, a Câmara irá cumprir os compromissos assumidos este ano no próximo orçamento e manter o mesmo financiamento às freguesias.
O Presidente da Câmara da Covulhã, faz-me lembrar certos empresários que, por não receberem dos seus clientes, utilizam estes próprios problemas de tesouraria para justificar a sua falta e argumentar os atrasos no cumprimento das suas obrigações aos seus fornecedores. Em suma, se não recebo também não posso pagar. Este é um princípio totalmente errado numa gestão eficiente e eficaz, que embora pareçam conceitos semelhantes são muito diferentes. Nem sempre o eficiente é eficaz.
É digno que esta ginástica financeira, da Câmara do Fundão, seja realçada.
Para responder à questão que faz de título nesta postagem, falta aguardar pela análise do pacote de transferências que a Câmara vai propor à Junta de Freguesia de Alpedrinha, para ficar decidida qual a verba que Alpedrinha irá receber do Município fundanense.

2 comentários:

João Melo disse...

Carlos Pinto tem uma boa relação com Sócrates.Não gosta é nada do Frexes.
E se a memória não me falha , até apoiou o Ferro Rodrigues em 2002 ( em que Sócrates era o cabeça de lista por castelo Branco ..) porque segundo ele ,a região com o ps beneficiava mais.Foi bastante polémica essa declaração na altura.
Eu tenho boa opinião do Carlos Pinto. É uma pessoa dinamica
Cumprimentos!

Anónimo disse...

HM
O Dr. Frexes tem esta postura, dado estar comprometido com a sua palavra com grande parte das freguesias, cujas listas eram de "independentes" com o apoio do PSD/Câmara, pelo que tem que cumprir com o que prometeu às freguesias. No entanto, penso que esta situação não a curto prazo não vai ser sustentável e a câmara vai reduzir as tranferências para as freguesias. É com alguma tristeza que observo o que se passa em grande parte das freguesias do Fundão, Frexodependência, as pessoas e partidos deixaram de ter identidade própria para poderem obter dividendos para desenvolvimento das suas freguesias.
Espero que nas próximas eleições haja uma alteração desta situação e deixemos todos de ser amigos do Presidente da Câmara só para obter dinheiro para depois ganharmos as eleições.
Pensem neste assunto...
HM