2008-09-11

CHOCALHOS 2008


Os CHOCALHOS 2008 realizam-se em Alpedrinha nos dias 19, 20 e 21 de Setembro, mas há muito que estão em preparação. As tasquinhas começam a ser decoradas com o requinte com que Alpedrinha já habituou os seus visitantes. O fantástico e animado programa dos três dias de Chocalhos está praticamente concluído e será o seguinte:

PROGRAMA

19 Setembro Concertos – Animação de rua - Tasquinhas

19h00 Ruas de AlpedrinhaAbertura com Zabumbas de AlpedrinhaDESFILE com Pifaradas de Álvaro Bombos do Alcaide Tok’Avacalhar Acordeonistas Tuna Velha Gaiteira (gaita de foles)ISHBARIAN - BAGPITE (gaita de foles) Rancho Folclórico da SoalheiraCantares ao desafio
22h00 Alpedrinha - Largo da Fontainha [Concerto]
NO MAZURCA BAND

20 Setembro Alpedrinha

10h30 Ruas de Alpedrinha Arruada pelos Chocalheiros de Vila Verde de FicalhoArruada pelo grupo de Concertinas da BarrentaDESFILE com Zabumbas de Alpedrinha Bombos do Alcaide Concertinas da Barrenta Chocalheiros de Vila Verde de FicalhoTok’Avacalhar Tuna Rancho Folclórico do Fundão Grupo de Música Popular de Alpedrinha Cantares ao desafio Velha Gaiteira (gaita de foles) ISHBARIAN - BAGPITE (gaita de foles)
18h30 Alpedrinha - Capela do Leão LANÇAMENTO DO LIVRO“Gardunha: Silêncios de Granito” de Paula Silva
LANÇAMENTO DE CD
De poesia Alentejana de Rosa Dias
22h00 Alpedrinha - Largo da Fontainha [Concerto]
MILHO VERDE
24h00 Alpedrinha - Largo da Fontainha [Concerto]
OLIVERTREE

21 Setembro Concertos – Animação de rua - Tasquinhas

08h00 Fundão - AlpedrinhaCAMINHADA COM REBANHO
11h00 Fundão - AlpedrinhaDESFILE DE CÃES DE GADO
Arruada pelos Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho e Concertinas da Barrenta
16h00 Alpedrinha - Capela do Leão [Colóquio]CONVERSAS TRANSUMANTES
Dirigidas por Maria João Centeno, com José Alberto Ferreira (Festival Escrita na Paisagem), Manuel Sanchez Ambrosio (Festival Pán) e Rui Sena (Quarta Parede)
17h30 AlpedrinhaDESFILE com: Zabumbas de Alpedrinha Bombos do Barco Bombos do Alcaide Tok’Avacalhar ISHBARIAN - BAGPITE (gaita de foles)Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho Concertinas da BarrentaRancho Folclórico Tuna
21h30 Igreja Matriz [Concerto]

TAMBORINOS MUY GENTIL

Da edição deste ano, o destaque vai para a mudança do palco principal da feira que ficará situado no Largo da Fontaínha, onde aí decorrerão os concertos mais relevantes. O lançamento do livro “Gardunha: Silêncios de Granito” de Paula Silva, o lançamento de um CD de poesia alentejana de Rosa Dias e as Conversas Transumantes dão ao programa um caris cultural alusivo à temática da Transumância. A não perder a tradicional caminhada com rebanho, este ano com uma novidade, que é um desfile de cães de gado que o acompanhará em Alpedrinha.

De referir que em paralelo se irão celebrar as Comemorações da Vida e Obra do Cardeal D. Jorge da Costa (Cardeal de Alpedrinha) nos dias 19 e 20 de Setembro, que contará com a presença de D. José da Cruz Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa.

Aproveite para visitar Alpedrinha e não perca mais uma edição deste evento, caracterizado pelo convívio entre as gentes e a prova de produtos regionais, ao som dos chocalhos, pífaros, bombos, gaitas de foles e acordeões que irão ecoar pelas ruas da "Sintra da Beira", numa animação de rua verdadeiramente alucinante.

6 comentários:

Tanea disse...

Não conhecia este blog e estou a gostar muito. Não sou de Alpedrinha mas é a minha mãe e desde pequena sempre fui muito ligada à terra, apesar de ir apenas uma vez ou duas por ano. Mas no próximo fim de semana lá estarei :)
Vou acrescentar este blog à minha lista de blogs.

biologico disse...

OLIVETREE DANCE :D lets dance!!

filipe disse...

Ola bom dia a todos . gosto muito desse blog , e venho a velo muitas vez . So d Alpedrinha mas vivo em França e por esso meio venho a procura de novidades da nossa terra .E possivel ver fotografias da festa dos chocalhos 08 ? Obrigado Filipe

oasis dossonhos disse...

O “Prémio Dardos” tem por objectivo "reconhecer o empenho que cada blogueiro ao transmitir valores culturais, éticos, literários e pessoais, e que demonstram a sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre as suas palavras”. Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que acrescente valor à Internet.

E um acertou em cheio aqui. Vem pela minha mão amiga e constitui um incentivo para este blog.
As normas básicas que regem a atribuição do Prémio 15 Dardos são:
- Exibir a imagem do prémio no respectivo blogue;
- Indicar a ligação ao blogue do qual recebeu o prémio;
- Escolher quinze (15) outros blogs aos quais entregará o Prémio Dardos.
Parabéns e os cumprimentos do
Luís Filipe Maçarico

Anónimo disse...

Just want to say what a great blog you got here!
I've been around for quite a lot of time, but finally decided to show my appreciation of your work!

Thumbs up, and keep it going!

Cheers
Christian, iwspo.net

Eduardo F. disse...

Olá,
no âmbito de um trabalho que me encontro a desenvolver, vim contactar o autor deste blogue para, se puder e quiser, me informar sobre o ano de nascimento do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alpedrinha.

Não encontrei essa informação pela net. (Ainda temos muito trabalho pela frente, no que diz respeito a informação etnográfica).

Agradeço desde já toda a atenção dispensada.

Eduardo,
Braga