2007-04-30

ASSEMBLEIA ATÉ DE MADRUGADA!

A Assembleia de Freguesia de Alpedrinha (AF), que decorreu no passado dia 27 de Abril, foi a mais longa e a mais concorrida dos últimos anos. Os inúmeros pontos de interesse para a freguesia, foram a causa do prolongamento desta reunião até cerca das 02:30 da madrugada de sábado.
Depois da análise da actividade da Junta de Freguesia (JF), feita pelo seu Presidente, Sr. Francisco Barata Roxo, foram discutidos vários assuntos nesta reunião.
Os destaques vão, naturalmente, para a questão da GNR e a incerteza da sua localização, o contracto proposto pelos CTT-Correios de Portugal, S.A. à Junta de Freguesia de Alpedrinha, referente à passagem dos serviços postais para a mesma, a discussão e votação do Relatório e Prestação de Contas relativas ao ano de 2006 e a Requalificação do Largo da Fontaínha.
No que diz respeito à GNR, é unanime o interesse em que a mesma se mantenha em Alpedrinha.
Quanto aos CTT, a opinião divide-se na hipótese de a JF aceitar ou não o contracto proposto, sendo unanime a classificação de insuficientes, as contrapartidas apresentadas. Realizar-se-á na próxima sexta-feira, uma reunião com o responsável pelo processo de transferência dos CTT para as JF, onde muitas dúvidas, suscitadas pela AF, serão explicadas de modo a permitir que a mesma se pronuncie oficialmente, em sessão extraordinária, a realizar antes do final do mês de Maio de 2007.
Relativamente ao Relatório e Prestação de Contas, relativas ao ano de 2006, dizer que foram aprovadas por maioria, com 5 votos a favor da bancada socialista e 3 abstenções da bancada social-democrata.
A requalificação do Largo da Fontaínha terá sido o tema mais quente da longa noite de discussão. A oposição apresentou uma deliberação, a incluir na Ordem de trabalhos, que propunha que a Fontaínha fosse reposta no local onde se encontrava, antes da alteração que a mesma foi alvo. Segundo a lei, só se poderá acrescentar pontos à Ordem de Trabalhos em sessões ordinárias, o que era o caso, e com a aprovação de uma maioria de 2/3 dos elementos presentes. Assim sendo, a mesma foi rejeitada com 4 votos contra e uma abstenção da bancada do PS, o que inviabilizou a sua entrada na Ordem de Trabalhos.
Este tema foi também motivo de algumas críticas à JF, por parte do público presente, que desta vez compareceu em maior número (15) do que em sessões anteriores, dando um óptimo sinal, principalmente da população mais jovem, de participação na vida autárquica.
Espera-se que assim continue nas próximas sessões.
Foto: FJP

Sem comentários: