2006-03-14

ATÉ QUE ENFIM!!!



Esta é a obra mais desejada em Alpedrinha. Assim reflecte um recente estudo estatístico efectuado pela Câmara Municipal do Fundão, que questionou as pessoas de Alpedrinha sobre qual a obra que gostariam de ver feita na sua terra.
Este edifício esteve já envolvido em muitos acontecimentos e altos eventos com o objectivo da sua reconstrução. Vários foram os episódios acerca deste fantástico edifício. Seguramente, a história do Palácio do Picadeiro, tem já matéria para um livro ou um filme. Desde as visitas Presidênciais, passando pelas promessas camarárias, muito se falou e se escreveu. Mas, tudo foi em vão. Já ninguém acreditava em mais promessas.
Em Alpedrinha, todos esperávamos pelas consequências mais prováveis da infiltração da água nas paredes do edifício, que era a sua destruíção. Mas, o bom sendo levou a que fosse feita nas mesmas uma intervenção fundamental para que tal não acontecesse. Foram acimentados os topos das paredes, não permitindo a infiltração de água no seu interior.
O facto é que há alguns anos, não sei quantos ao certo, renasceu a esperança da sua reconstrução. A iniciativa partiu da Liga dos Amigos de Alpedrinha, que iria candidatar a fundos governamentais aquele edifício, com o objectivo de ali construir um auditório e as salas do museu. Foi celebrado o protocolo de cedência da Câmara Municipal do Fundão à Liga dos Amigos de Alpedrinha. E o facto é que renasceu a esperança.
Com a vinda de fundos comunitários, relacionados com o facto do mesmo se enquadrar na rota da Transumância, por fim conseguiu-se canalizar as verbas suficientes para reconstrução do imóvel. A esperança já morta, deu lugar à enorme alegria de ver os andaimes encostados às paredes.
E a obra lá vai andando, já tem janelas e agora é mesmo uma realidade. A população de Alpedrinha agradece.

1 comentário:

Xano disse...

Antes do mais os meus parabens pelo blog e o desejo que este continue a manter os Alpeternienses informados sobre aquilo que mais nos interessa – Alpedrinha.
Foi com muita satisfação que recebi esta notícia das obras no Picadeiro mas fiquei intrigado pelo facto de ainda não se saber o que vão fazer com aquele pedaço de património. Vai ser o auditório e as salas do museu da Liga? Parece-me que o potencial daquele edifício é bem mais amplo. Repensar o projecto não seria perca de tempo visto que os fundos já são uma realidade e partindo do princípio que pode tornar-se numa atracção turística sem precedente na Sintra da Beira.

Abraço

Xano