2006-04-22

A CANÇÃO DE ALPEDRINHA

Quando nasceste Alpedrinha,
Veio o sol ao batizado,
A lua tua madrinha,
Deu-te um manto prateado,
O rouxinol a canção,
a água deu-te o perfume,
filha do meu coração,
Mais ardente do que o lume...

Cantai cantai é beleza sem igual,
Terra mais linda não existe em Portugal,
Sintra da Beira junto á Gardunha encostada,
Eu te saúdo Alpedrinha abençoada.

Letra: António Vaz Mendes Júnior
Música: José Bento Monteiro

Decidi publicar neste blogue o "Hino" de Alpedrinha, destinado a quem não o sabe. Creio que muitos alpetrinienses, principalmente de tenra idade, não o conhecem. Aqui fica o poema desta marcha e quanto à música, basta assistir a uma actuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo para a escutar.

5 comentários:

paula silva disse...

Fico muito feliz por haver um blogue que com toda a transparência promove a discussão e divulga assuntos de interesse para Alpedrinha.Parabéns!
Já que não temos um jornal onde isso possa acontecer... ficam as discussões limitadas aos "navegadores", o que é pena, porque a população de Alpedrinha não tem toda acesso a esta forma de comunicar, mas mais vale pouco que nada!
Recomenda-se aqui o meu blogue... ninguém me perguntou nada... mas na era da globalização parece que é assim mesmo...
Continuem a blogar, vamos ver se contribuímos todos para melhores ventos na Gardunha.
Li alguns comentários muito pertinentes: Alpedrinha não pode reduzir-se aos ranchos e grupos vocais... o desporto é uma vertente essencial para os jovens, tal como deve ser o teatro, a escrita, o turismo de qualidade, o cinema, os jogos tradicionais, o património imóvel, entre outros...
Um Abraço a todos os Alpetrinienses que ainda lutam e contribuem por uma Alpedrinha VIVA! Nomeadamente os que mantém as Associações a funcionar, embora a muito custo, que eu sei!

Anónimo disse...

Tenho a certeza, muito à custa da festa da transumancia, que até os de mais tenra idade conhecem, e que pelo menos na parte do "la la la lai lai" todos cantam. Este comentário que aqui deixo serve apenas para dar mais valor à grande festa da nossa Alpedrinha, festa essa que não serve só para a dar a conhecer aos que a visitam mas tambem a nós, Alpetrinienses... ॐ

Anónimo disse...

joao baltazar
Fernando este hino de alpedrinha tem letra de Antonio Vaz Mendes Junior e musica do Dr. Jose Bento é fundamental que os Alpetriniesses saibam isto a letra nao é do Dr.Jose Bento.Tens de te informar melhor.Abraço e rectifica lá se fizesres favor

Fernando Pires disse...

Agradeço a informação mais precisa sobre o hino e graças a ela já está mais completa esta postagem. Agradeço imenso a tua contribuíção.
1 abraço.

Anónimo disse...

Parabéns pelo teu blogue noticioso sobre Alpedrinha. É sempre bom ver a nossa terra no espaço cibernautico e poder discutir temas tão pertinentes como os apresentados.
Queria também deixar a informação que nem só o rancho interpreta a "Marcha de Alpedrinha", já que a Orquestra Juvenil da Liga dos Amigos de Alpedrinha também executa uma versão instrumental da mesma. É pena apenas que os jovens alpetrinienses já não adiram ao ensino da música, o que num futuro próximo levará à extinção deste grupo. Fica o apelo!