2006-07-18

Acampamento Transfronteiriço da Juventude / Feira Transfronteiriça do Associativismo Juvenil

Alpedrinha já fervilha com os preparativos para o próximo fim-de-semana. O Acampamento e a Feira que irão decorrer, de sexta a domingo, foram agarrados com unhas e dentes pelos responsáveis e população de Alpedrinha.
Este evento está inserido no Projecto Cojutra no âmbito do Programa Interreg III-A Portugal-Espanha, que tem vindo a ser desenvolvido pela Instituto Português da Juventude e pela Junta de Castilla Y Léon.
É organizado pelo Instituto Português da Juventude, Junta de Freguesia de Alpedrinha, Teatro Clube de Alpedrinha e Liga dos Amigos de Alpedrinha, com o apoio da Câmara Municipal do Fundão e Fábrica de Igreja de Alpedrinha.

"Com um programa que considero aliciante, onde os concertos, a discoteca ao ar livre, o teatro, a animação de rua, a gastronomia, o cinema e os desportos radicais entre outras propostas marcarão presença, espero, e espera a organização, uma ampla participação de jovens e associações de ambos os lados da fronteira (Castelo Branco, Guarda e Castilla y Lyon).
Com esta iniciativa pretende-se, algo muito simples como é o de, proporcionar três dias de agradável convívio aos participantes no início das suas férias escolares para que possam descomprimir de um ano de estudo, ou trabalho, e ao mesmo tempo conhecerem ou aprofundarem amizades com os nossos amigos de Castilla y Lyon.
Para as associações juvenis este será um espaço onde poderão dar a conhecer o trabalho que desenvolvem e ganharem maior visibilidade junto dos jovens. (...) Alpedrinha e as suas belezas naturais e patrimoniais esperam por ti numa actividade que acredito será uma grande festa para a juventude raiana" disse o Delegado Regional do IPJ de Castelo Branco, Dr. Miguel do Nascimento, em comunicado.

PROGRAMA DO EVENTO

dia 21
18:00 horas – Abertura da Feira c/ desfile do Grupo de Zabumbas de Alpedrinha
19:00 horas – Abertura do Acampamento
21:00 horas – Animação de Rua
21:30 horas – Teatro “Auto da Barca do Inferno “ (Teatro Clube de Alpedrinha)
23:00 horas – Actuação dos “Lúmen” (Chafariz D. João V)
00:30 horas – Discoteca ao Ar Livre (Chafariz D. João V)

dia 22
18:00 horas – Abertura da Feira
21:30 horas – Teatro “Auto da Barca do Inferno “ (Teatro Clube de Alpedrinha)
22:00 horas – Concerto Clássico (Capela do Leão)
23:00 horas – Actuação dos “Fadomorse” (Chafariz D. João V)
00:30 horas – Discoteca ao Ar Livre (Chafariz D. João V)

dia 23
12:00 horas – Missa Jovem (ao Ar Livre)
17:00 horas – Encontro de Grupos de Bombos
20:30 horas - Concurso de Moda (Largo Padre José Santiago)
21:30 horas – Teatro “O Alienista” (Grupo de Teatro Cães à Solta de Alcains) (Teatro Clube de Alpedrinha)
22:00 horas – Concerto de Canto e Orgão (Igreja Matriz)
23:00 horas – Actuação dos “Hiena” (Chafariz D. João V)
01:00 horas - Encerramento da Feira

PROGRAMA DE ACTIVIDADES RADICAIS

dia 21
18h00 - parede de escalada
21h00 - iniciação ao tiro ao alvo com zarabatana, fisga e mini-besta
23h00 - encerramento das actividades

dia 22
15h00 - paintball
18h00 - parede de escalada
21h00 - "Competição" de jogos tradicionais
23h00 - encerramento das actividades

dia 23
18h00 - parede de escalada
21h00 - concurso de tiro ao alvo com zarabatana, fisga e mini-besta
23h00 - encerramento das actividades

2 comentários:

paula silva disse...

Tenho imensa pena de não poder estar aí nesses dias (mas há dois fins-de-semana seguidos que estive em Alpedrinha, por outras razões, e não vivo propriamente a dois passos...)
O programa parece aliciante e promete sucesso.
As Entidades Promotoras já estão de parabéns só pelo facto de terem escolhido Alpedrinha (até gostava de saber porquê e poder agradecer seja a quem for o facto de ser em Alpedrinha e não noutra aldeia ou vila do Concelho; é que se é fácil criticar quando está mal também devemos ter a hombridade de reconhecer quando se faz bem).
Já agora fiquei contente por ver nos cartazes que o Acampamento tem o apoio efectivo das Associações de Alpedrinha, Liga dos Amigos e Teatro Clube, e ao que parece até da Fábrica da Igreja, e ainda, obviamente da Junta de Freguesia, o que não podia deixar de ser, a meu ver.
Enquanto aí estive não se falava doutro assunto... isso vai mesmo dar que falar e proporcionar grandes momentos aos jovens... e se esses jovens forasteiros levarem uma boa imagem da nossa Vila aos pais, aos tios, aos amigos, então temos assegurada à partida uma óptima divulgação da nossa terra... e quem sabe quantos regressos?????

P.S.Aquele abraço, se não chegou a ti pelo teu irmão mais novo, com quem estive no Cardeal, e com quem gostei de conversar.

Se não for abuso, cá espero as melhores notícias sobre o Acampamento/Feira.

Fernando Pires disse...

Cara amiga Paula:
Em relação a este evento que se realizou em Alpedrinha, e depois de colher a opinião de muitos que estiveram presentes, posso concluir que foi um sucesso. A animação foi brutal, as ruas estiveram cheias de gente (não como nos Chocalhos, mas com boa afluência). Mas, algumas opiniões mais negativas que ouvi, de pessoas que por motivos óbvios não me surpreenderam, foi pelo facto de compararem esta feira com a dos Chocalhos. Claro que este evento não podia ser nunca motivo de comparação com os Chocalhos. A índole é totalmente diferente.
No entanto, estou a preparar uma postagem de balanço a este evento, que publicarei assim que esteja concluído.

Cumprimentos alpetrinienses.