2006-03-21

A OBRA EM 2º LUGAR

Se a cobertura do Polidesportivo da Casa do Povo de Alpedrinha e a sua consequente alteração para Gimnodesportivo é considerada uma urgência, ninguém tem dúvidas. Para a população de Alpedrinha, esta obra é a segunda prioridade ou necessidade. Este foi o resultado do estudo estatístico efectuado pela Câmara Municipal do Fundão à população de Alpedrinha. Como é do conhecimento público, o Palácio do Picadeiro foi a primeira prioridade e já está em obras.
Em relação ao polidesportivo, já alguns episódios passaram acerca do mesmo. Recentemente foi alvitrada a abertura do concurso público para execução da obra, mas durou pouco tempo a esperança de ver as gruas e os materiais de construção perto daquele equipamento desportivo degradado.
No início, e dada a importância demonstrada no estudo, Alpedrinha foi incluída no lote de cinco freguesias do concelho do Fundão, que iriam ver andar as obras dos seus gimnodesportivos. Ao que se sabe seriam: Alpedrinha, Soalheira, Vale de Prazeres, Valverde e outra na zona do pinhal que já não me recordo.
O certo é que quando, pela comunicação social, apareceram os primeiros sinais da exclusão de Alpedrinha a este benefício, a Assembleia de Freguesia tomou a iniciativa de marcar uma reunião com o vereador com o pelouro de desporto, Dr. Paulo Fernandes, para clarificar toda a situação. Nessa reunião foi dito pelo Vereador do pelouro, que Alpedrinha só iria ver o polidesportivo em obras lá para 2007. Até lá, seria totalmente impossível.
Foi com muito desagrado que a população de Alpedrinha viu ser excluída deste lote, entrando em sua substituíção a freguesia de Atalaia do Campo. As razões ao certo para tal troca ainda ninguém conseguiu perceber bem.
A relação entre esta decisão e as eleições autárquicas que se avisinhavam vieram confundir um pouco as coisas, uma vez que seria anunciado pouco tempo depois, a recandidatura do Presidente da Junta de Freguesia de Atalaia do Campo, sob a sigla do partido da maioria na Câmara Municipal, deixando o partido no qual tinha sido eleito à quatro anos. Deste facto, tiram-se muitas conclusões e o que tinha sido prometido a Alpedrinha, afinal não passava de promessa vã.
Neste momento, e ao que se sabe, aquele equipamento desportivo foi incluído no Projecto de candidatura de Alpedrinha a "Aldeia Histórica". Ainda não sei se terá sido boa ou má ideia, devido ao enorme orçamento do mesmo projecto e ao peso financeiro do mesmo aquando da decisão de aprovação.
Ficamos à espera de melhores dias e revendo um pouco o filme da história de Alpedrinha, já estamos habituados a esperar.
Qualquer semelhança com o Palácio do Picadeiro é pura coincidência.

23 comentários:

Anónimo disse...

pelo amor de Deus.já se fala nisso pelo menos há 15 anos, se temos lá as balizas devese a um acto quase heroico de meia duzia de malucos(nos quais eu me incluo)k as trouxeram desde o campo da bola ate ao ringue,nada demais, mas foi a pé e a carregalas ás costas.façam alguma coisa pelo desporto em Alpedrinha nao é só rancho. um Alpetreniense.VERGAS SEMPRE.

Fernando Pires disse...

Caro amigo Alpetriniense Anónimo:
Vejo com satisfação a preocupação e o desejo de ver aquele espaço remodelado. O facto é que num país livre como o nosso, temos de ter a coragem de manifestar as nossas opiniões e ser responsáveis por elas. Por isso, este foi o primeiro e o último comentário publicado neste blog, sem identificação do seu autor. Considere este facto como uma questão de princípio e não de censura. Nos dias de hoje, não devemos andar escondidos e devemos dar a cara por aquilo que fazemos, queremos ou dizemos.
No entanto, não quero deixar de agradecer o comentário enviado, ficando a aguardar outros, mas identificados. Vai ver que não doi nada.
1 abraço.

Fernando Pires

Anónimo disse...

Caro Amigo Fernando,
é com gosto que vejo q alguem tem a coragem de pegar nestes assuntos para poder existir debate. O meu Claro está é sobremaneira do teu conhecimento, o Ringue é uma das prioridades de Alpedrinha, pois o futuro dos jovens está a tomar caminhos obscuros q poderiam ser mt bem colmatados com Cultura e Desporto...
O ringue tanto pelo q seu é uma infra-estrutura que a camara pretende fazer em 2007 depois de aprovado o Projecto de "Aldeia Histórica" e com uma verba destinada de, expantem-se 500mil EUROS...
Por amor de Deus, ñ nos gozem, mais!!!
Abraço, e continua com este grandioso trabalho!!!

Fernando Pires disse...

Caro amigo Daniel Valente:
Em primeiro lugar quero agradecer o facto de teres emitido a tua opinião, já por mim conhecida, acerca desta temática, aliás por nós debatida várias vezes. Mais relevo dou ao teu comentário, pelo simples facto de te teres identificado e assumido a responsabilidade da tua opinião. Infelizmente, o mesmo não tem acontecido com outros comentários que me têm enviado e que não vou publicar. A questão é que sendo este um blog que trata assuntos exclusivamente sobre Alpedrinha, é obvio que quem o comenta é conhecido de todos os que o lêem.
Este espaço foi criado para divulgar o que vai acontecendo em Alpedrinha e acho que é contra a natureza plural do próprio blog comentá-lo anonimamente. Achas que este blog teria interesse se eu me escondesse debaixo de um nickname qualquer? Não será melhor todos saberem quem é o responsável por tudo o que aqui é publicado? É a minha opinião, embora compreenda os que assim não pensam.

1 abraço.

Anónimo disse...

Fernando, em primeiro lugar deixa-me dar-te uma vez mais os parabéns por este trabalho que estás a desenvolver. Continua e terás sempre o meu apoio. O desporto é muito importante para os jovens de Alpedrinha e eu que o diga, que necessito fazer algum. Mas para tal é necessário haver condições. Condições essas que estão dificeis de se concretizar. Alpedrinha necessita urgentemente de um polidesportivo para os jovens praticarem desporto, mas principalmente em segurança. É preocupante as condições que temos actualmente e só serão tomadas medidas quando houver algum acidente. Espero bem que não. E como diz o ditado - casa assaltada, trancas na porta. Apoio totalmente a construção do polidesportivo, mas não vamos deitar as culpas sempre para os mesmos. A Câmara tem a responsabilidade de dar a Alpedrinha, aquilo que já deu a outras freguesias. O concelho da Covilhã, praticamente todas as freguesias têm um polidesportivo, com o apoio quase total da sua Câmara Municipal. Cumprimentos e Fernando agradeço esta publicação. É a minha opinião, julgo que também conta.

Anónimo disse...

Até parece k A AKI UM JOVEM K não tênx amigos no obscuro!!!já ouve pessoal do obscuro k te derrotou diversas vezes.MAS FALANDO AGORA DE COISAS SÉRIAS É UMA PALHAÇADA,esta terra só viver de bombos e ranchos.A certa juventude,denominada os "certinhos",posso chama-los assim pk denominam nos de obscuro,quando estão em debates da junta pk não são mais interventivos em certas causas?Parece k gostam de viver no marasmo.Sermos trocados pela ATALAIA DO CAMPO,ATÉ TENHO VERGONHA,COMO É K NÃO HAVEMOS DE CAMINHAR TODOS PARA O OBSCURO DESTA MANEIRA.K ESTE ASSUNTO DO RINGUE É OBSCURO É.JÁ AGORA DEIXO UMA PERGUNTA,COMO É POSSIVEL NINGUEM INTERVIR EM PROL DA JUVENTUDE ALPETRINIENSE?

Fernando Pires disse...

Caro "Pedro Oliveira":??
Em primeiro lugar agradeço o facto de comentar esta postagem e dou-lhe as boas vindas por isso.
Como ainda não sei se o conheço e tendo em consideração o que diz no seu comentário, uma coisa parece certa: - Não mora ou já há muito que cá não passa ou não conhece verdadeiramente Alpedrinha. Porque hoje, falar de Alpedrinha não combina com marasmo. É a minha opinião e a da maioria dos habitantes e visitantes de Alpedrinha, manifestada recentemente numa consulta pública. Posso também dizer que em conversas que mantenho com habitantes de terras visinhas (incluído o Fundão), todos salientam a dinâmica própria existente em Alpedrinha, classificando-a como ímpar.
Há concerteza muito ainda a fazer em vários domínios. Para isso é necessária a contribuíção de todos e todos somos poucos.Agradecia que me respondesse, dizendo o que tem feito para melhorar o estado das coisas, nos domínios que acha que não estão bem em Alpedrinha. Criticar é o mais fácil dos exercícios. Eu tenho tentado sido útil e contribuo da forma que me é possível. Se todos assim o fizerem, e sei de muitos que o fazem, Alpedrinha poderia ser melhor.
1 abraço e obrigado pelo comentário.

Anónimo disse...

BOas Fernando, tas de parabéns pro este bolg, axo k ALPEDRINHA merece isto e muito mais, mas o problema é mesmo esse, quando se fala em fazer mais por ALPEDRINHA no meu ponto de vista, só se pensa em kem vai votar nas proximas eleiçoes para se ganhar mais uns votos, e nao se pensa em nós jovens k somos o futuro de ALPEDRINHA. MAs falando do ringue axo k é um assunto k ja mete "nojo" tanto se fala de obras e mais obras e até agora o que é que lá foi feito?????? Nada mas rigorosamnete nada, e ainda por cima foram la fazer um palco para o rancho eu pergunto, pk um palco num sitio daqueles, olha outra coisa que me intristesse é passar em aldeolas bem mais pequenas que ALPEDRINHA e ver que tem mais condiçoes que nos para praticarem desporto.
EStou completamente de acordo com o Duarte quando diz que prciso acontecer uma desgraça para as pessoas mexerem as maos eu pergunto quantos sao os jovens que ainda nao se aleijaram naquele "Ringue"(Monte de cimento com cabeços para amparar as quedas).
Para quando o melhoramento, se nao estou em duvida ainda vou ver os meus netos a jogar a bola(correr perigo) naquele sitio.LOLOLOLOLOLOL
Fernando continua com o teu trabalho que eu vou continuar a visitar.
Aquele Abraço, Bruno Santos(COMBOIO)

Anónimo disse...

Boas! chamo me João Boavida e é com grande tristeza que leio, na obscuridade das linhas escritas neste artigo, em que se diz que as obras do polidesportivo não se iniciam por razões de cor politica. Eu relembro os dinossauros da nossa "magnifica" junta de freguesia que o laranja só domina no CMF ha 6 anos e os senhores da nossa JF exercem de uma forma "estupenda" as funções na JF hà pelo menos 25 anos. Eu tendo apenas 22 anos e as obras que vi foram caminhos para tapar olhos ou quem lá está sabera... se ficou melhor...! ou então para nos rir mos um bocado colocar postes de linhas eléctricas no meio de bancos de Pedra ou canteiros de jardins, embora a obra não tenha sido da concessão da junta pelos menos fiscalizem...!! ou então referir o belíssimo cartão de visitas de Alpedrinha que é a entrada sul com um lindo jardim e um lamaçal para ir chapinhar, pena é no Verão as poças estarem secas.
Portanto não se queixem da CMF, porque o nosso conelho evolui mais em 6 anos que 20 a mergulhar em rosas. Reflictam até um Palácio nos reconstroiem!! o que os antigos membros da CMF nos deram?
Faço um apelo à junta de freguesia apresentem projectos e não se armem em vítimas, se alguem se tem que queixar não é a junta é a juventude que desde que nasceu anda a ouvir lamentações e a ver a terra parada! por FAVOR se os elementos da junta não se sentem com capacitados para exercerem as suas funções Demitam-se! mas não se voltem a candidatar! Deixo aqui uma pergunta gostava que um leitor deste blog respondesse:
Na actualidade as obras do polidesportivo estão paradas por culps da CMF e anteriormente porque não foi feito nada?
Parabens pelo blog é muito pertinente . Obrigado.

Anónimo disse...

É triste ver alguém a defender a câmara por uma questão de cor política e não reconhecer os erros da mesma. É óbvio que a culpa de o ringue estar como está é das várias câmaras e não só desta. Todas se têm burrifado em Alpedrinha. Ainda se vai fazendo alguma coisa porque a junta vai à câmara pedir coisas para Alpedrinha quase todos os dias. Mas é claro que também erram. Como todos e é preciso reconhecer. Já agora, o que fez a cor laranja em Alpedrinha durante 4 anos na junta? Nada. Nem pouco nem muito. Discutam ideias e não cores políticas.
Blog muito interessante. Continuem.
A. J. Ferreira (Lisboa)

Anónimo disse...

boa tarde!ó fernando um anonimo e tu publicas?só assina"A.J.Ferreira" nao pode por o nome todo?mas pela opiniao ve-se k vive em lisboa há mt tempo.já agora nao tou aqui pa defender ninguem,mas relembro ao sr/a."A.J.Ferreira" o maior invento que foi feito em Alpedrinha foi "desencatado"pela actual camara falo da transumancia,os outros tiveram lá 20 anos e nunca se lembraram da transumancia?ainda pergunta o k a camara fez em 4 anos?venha cá é em setembro e vai ver...abraço

Parrovski disse...

PARRA

É verdade o que o João Boavida comenta ao falar nos postes colocados tanto no muro da paciência como no “suposto” Jardim. Peço a ti Fernando (como representante da Junta) que tenham mais gosto pelo património de Alpedrinha. Ao falar do Jardim, também é lamentável tirarem de lá a árvore que era a única sombra que havia no “suposto” Jardim. Será que as folhas dessa árvore entupiam os ralos da fonte?????

Anónimo disse...

Primeiro,e antes de mais nada vivo há 12 anos em Alpedrinha.kêm és tu para dizer k não conheço Alpedrinha, pelo k sei tu,nêm têns residênçia em alpedrinha a não ser a dos seus pais.já agora primeira pergunta pelo k li aki á uma pessoa da junta k vai quase todos os dias a CMF,quero que me citem o nome desse índividuo.Já agora fika aki segunda pergunta o k te já fizeste por ALPEDRINHA?já agora quero uma resposta fundamentada acerca da palavra "dinâmica" em Alpedrinha.já agora pretendo k o Senhor A.j.Ferreira?Me responda a esta pergunta o que fez a junta rosa em 20 anos?POR ACASO O SENHOR É DE CÁ? A QUANTOS ANOS CÁ NÃO VÊM?Já agora senhor Fernando já k é tÃO instruido apresente neste blog as suas propostas para melhoramento de Alpedrinha para a gente as poder discutir e ver se realmente é tão dinâmico quanto a terra.UM abraço PedrO.

Anónimo disse...

Olá todos, eu não compreendo como há pessoas que conseguem falar e que nunca contribuiram para o desenvolvimento da nossa terra, mas sobre esse assunto nao vale apena falar porque tivemos 20 anos parados no tempo, so agora é que parece que querem acordar para realidade. Só quem nasceu, viveu e vive sabe o quanto custa ver a nossa terra parada e ver terras ao nossa lado a desenvolverem-se e nos a ficar-mos parados, e ja agora nao tenham duvidas de uma coisa Alpedrinha é conhecida a nivel nacional graças a nossa grandiosa feira da transumancia como disse e bem o meu amigo.
Já agora ficam todos a saber que a pouco tempo fui jantar a um restaurante em lisboa e qual foi o meu espanto na carta de vinhos tinha o nosso grandioso vinho (ALPEDRINHA) é muito bom sentir a nossa terra quanto estamos longe. Um Abraço a todos, parabens pelo blog Fernando
JOÃO NUNO FREIRE

Anónimo disse...

Olá a todos, começo a ficar procupado com o tipo de comentários que aqui estão descritos e a pensar onde isto vai parar. Já toda a gente teve a oportunidade de expressar o seu contentamento e o apoio ao Fernando por esta iniciativa de criar este blog sobre Alpedrinha, que tem por principal objectivo a divulgação de Alpedrinha. E está a chegar a um ponto que qualquer dia começam se calhar a "chamar nomes uns aos outros". Não estou aqui a servir de árbitro, mas dar a minha opinião. Como todos têm dado aqui. Já reparei que muitos estão descontentes com este ou com aquela situação ( o polidesportivo, os sinais, o rancho, a cultura, o desporto, a GNR), e falam, falam, falam, falam e iniciativas, nada. A meu ver o Fernando não tem que ser porta voz de ninguém. Existem sitios próprios para serem discutidos estes assuntos. E porque não pergutarem directamente às entidades que já foram aqui mencionadas directamente e às pessoas que nelas estão envolvidas. Por veses dizemos as coisas, sem termos realmente conhecimento daquilo que se passa. Por isso é que existem as Assmbleias Gerais das Colectividades e Assembleias de Freguesias para que possam transmitir o que está mal em Alpedrinha e tentar melhorar.E é aí que os problemas têm de ser apresentados e discutidos. É verdade que Alpedrinha não está bem. Temos cada vez menos jovens, a população começa a envelhecer, o comércio a fechar, os serviços a serem deslocados para outros sítios. Agora temos que ser nós os jovens a começar a fazer alguma coisa para mudar. Como? Apresentando ideias, apresentando soluções. Já foram levantados aqui algumas questões, ideias, criticas, já alguém tomou a iniciativa de ir a uma dessas colectividades e entidades a apresentá-las? Se alguém já o fez, fico contente. Já contribui para mudar mais alguma coisa. Também sei que todos nós defendemos Alpedrinha e gostamos de Alpedrinha.
Aproveito também para apresentar um abraço a todos e continuem a divulgar este blog por outros Alpetrenienses espalhados por Portugal e o Mundo.

Anónimo disse...

tardes boas.
ó Nuno como tu dizes e bem:"Não estou aqui a servir de árbitro, mas dar a minha opinião."olha k engraçado!!eu tambem!!e sou livre da ter e de a escrever,é com este intuito k se criao blogs,para todos podermos partilhar opinioes sejam elas favoraveis ou desfavoraveis.mas outra questao é a das ideias...queres ideias??
1-arrajem o jardim k mais parece um cemiterio
2-arranjem a rua corrente k os carros arrastam todos por baixo e a caminhar ainda nos arriscamos a torcer ou partir um pé.(vai á soalheira ver a deles)
3-o celebre "mono desportivo"o k é aquilo??
4-o terreiro se s.Antonio k de inverno andamos lá a nadar e de verao só comemos pó
5-os caminhos rurais, k tirando raras excepçoes tao uma autentica desgraça.
só com estes problemas resolvidos (e outros)é k podemos criar condiçoes para k os jovens se fixem cá k o comercio nao feche, enfim pa termos uma Alpedrinha k todos queremos ter:MELHOR, mas eu tou á vontade para falar nisto porque nunca tive nenhum cargo oficial na junta de freguesia de Alpedrinha mas há quem tenha ou já teve, e k ideias é k apresentaram?? k fizeram??para k Alpedrinha fosse melhor??será k nao os deixam apresentar ideias?será k têm todos de concordar com o presidente??será k nao têm voto na materia??será k só fazem figura de corpo presente??...posso tar enganado.....mas é o k parece.abraço e mais uma vez obrigado Fernando por este blog.finalmente posso me expressar.(já agora nuno, dou te aqui cinco ideias, agora da me tu ideias,pk tambem dás opinioes mas ideias nada.abraço fica bem)

Parrovski disse...

Nuno pois eu acho o blog do Fernando muito importante para todos nós e também acho que aqui é tudo civilizado, ninguém anda a chamar nomes uns aos outros. O que eu acho é que este blog se ta a tornar na salvação da nossa terra (Alpedrinha está a morrer). Até que enfim apareceu um espaço onde todos mostramos o desagrado que vai por Alpedrinha. Eu sei que o Fernando não tem culpa de Alpedrinha ter chegado a este ponto, mas também sei que ele é uma voz que pode ser activa na nossa Junta. Vamos colocar a politica de parte e remarmos todos para o mesmo lado. Para ti Fernando sei que podes andar desiludido com o caminho que o blog tem levado mas uma coisa te digo “saber ouvir é uma virtude”.
Parra

Fernando Pires disse...

Meu caro amigo Parra:
Longe de mim tal ideia de andar desiludido com o caminho que este blogue está a percorrer. A razão de ser deste blogue é dar a conhecer o que se vai passando na nossa terra a quem está longe. Sei de várias pessoas que estão em França, Lisboa, etc. que visitam este blogue com satisfação, usando-o para matar saudades da nossa Alpedrinha. O facto é que o mesmo tem sido usado para outros fins que não aquele para que foi concebido. Mas este facto não me entristece. Creio ser uma consequência natural da abordagem dos vários temas que tenho escolhido para colocar no meu blogue. Serve por exemplo para fazer a ponte entre os cidadãos e os eleitos. No meu caso, alguns dos desejos e anseios que têm vindo a ser publicados (outros não têm qualquer fundamento e revelam alguma falta de conhecimento sobre muitas matérias), servem de base de trabalho, para em conjunto com a Junta de Freguesia, os assuntos sejam discutidos para posterior resolução. Acho ser este o melhor procedimento. Mas tenho de dizer que, contrariamente ao tom de algumas críticas que tenho lido aqui, faço-o com total espírito de colaboração (como outras críticas aqui presentes) visando a contribuição para a resolução dos problemas, não me limitando a transmitir as críticas, mas sim a tentar contribuir para a solução.
É esta a minha maneira de fazer política. Contribuir para o desenvolvimento da freguesia. Creio que todos o deveriam fazer e podem aproveitar este blogue para o efeito.
Continuem a deixar comentários, de forma moderada, para que possamos contribuir, todos, para o desenvolvimento de Alpedrinha, com a garantia de que todos os desejos e anseios aqui publicados serão do conhecimento das entidades responsáveis.
1 abraço e aproveito para agradecer a todos a participação.

Anónimo disse...

Bom dia a todos. Gostava de dizer ao João Baltazar, que os cincos pontos que ele indicou, são cinco problemas de muitos que Alpedrinha tem.E quem mora em Alpedrinha sabe e apercebe-se deles e nisso estamos de acordo. Agora ideias, não foi apresentada nenhuma. Informo que não é necessário ter qualquer cargo oficial na Junta para expressarmos as nossas opiniões ou os nossos problemas. Basta-nos dirigirmos às Assembleias de Freguesia e no final existe um ponto onde se dá a oportunidade de aqueles que não fazem parte da Assembleia tomarem da palavra e dirigirem-se aos elementos que fazem parte da mesma e expressar o seu descontentamento, as suas opiniões etc. Outra é ir directamente à Junta, Casa do Povo, Liga dos Amigos, Teatro Clube, que cada uma tem uma Direcção e falar com eles, tenho a certeza que todos estão disponiveis para ouvir as pessoas. Posso dizer, por experiência própria que já tive duas situações que estavam a colocar alguns problemas a muitas pessoas e não só a mim e tive o cuidado de contactar directamente as pessoas responsáveis e o meu assunto, na qual é também para outras pessoas de Alpedrinha ficou resolvido. Julgo que é assim que se resolvem os problemas. Em relação às ideias, todos nós temos ideias para isto ou para aquilo. Se formos aqui apresentá-las dava para indicar bastantes pontos. Também sei que muitas das ideias que eu tenho, tu e outras pessoas, são dificeis de se concretizarem. Um abraço a todos.

Anónimo disse...

hehehehe,

desculpem, mas infelizmente tudo isto me dá vontade de rir pelo excêntrico do problema... Muito se fala, muito se ralha, pois bem, está na hora de agir!
Já q estamos todos unidos por esta causa, porque não por em marcha um abaixo assinado para q esta situação seja devidamente clarificada à população de alpedrinha pela Junta de Freguesia de Alpedrinha, Camara Municipal do Fundão e Casa do Povo (Cito estas entidades pois julgo que são as 3 q estão directamente ligadas com akele espaço). Sentando as 3 entidades à mesma mesa poderiamos tentar descortinar o verdadeiro problema e as suas causas, pois os efeitos são bem conhecidos por todos nós!!!
Não sei kuantas assinaturas são necessárias para se fazer algo deste tipo, mas se nada tentarmos a nenhum lugar chegamos!

Aguardo as vossas opiniões sobre a ideia!!!

Abraço a todos

Anónimo disse...

acho que é uma ideia, por algum lado temos de começar Daniel,por mim alinho...abraço

Anónimo disse...

Bem haja pela tua opinião, Baltazar.

Temos q saber qual a viabilidade e quantas assinaturas precisamos para "forçar" a que as entidades citadas colaborem no debate.

Desde já pedia aos demais interessados em clarificar estes problemas a expressarem a sua opinião, inclusivé tu amigo Fernando.

Abraço a todos,

Anónimo disse...

Podem contar com a minha assinatura. Em prol de Alpedrinha, sempre

Um abraço

Nuno Rosa