2006-05-18

18 MAIO - DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

Neste dia 18 de Maio comemora-se o Dia Internacional dos Museus. É obvio que não podia deixar passar o mesmo em claro, sem fazer referência aos Museus existentes em Alpedrinha.

O Museu Etnográfico da Liga dos Amigos de Alpedrinha, situado na Sede dos Antigos Paços do Concelho, tem expostos vários artigos utilizados no antigamente nos mais variados ramos de actividade, desde a a agricultura, passando pelos sapateiros, latoeiros, ferreiros, barbeiros, costureiras, antigos instrumentos da Banda Filarmónica, trajes antigos e muitas outras pequenas curiosidades aí existentes.
O Museu de Móveis Embutidos, situado por cima da antiga oficina de embutidos do Sr. Mário Brás, oferece uma oportunidade única de serem vistas autênticas maravilhas. Móveis fantásticos com adornos embutidos de madeira (e alguns com marfim), verdadeiros tesouros de encantar.O Museu de Arte Sacra da Paróquia de Alpedrinha, situado na sacristia da Igreja Matriz, permite que peças raríssimas de beleza ímpar sejam vistas pelos apreciadores deste tipo de arte. Paramentos lindíssimos, cálices de enorme valor e imagens soberbas de santos merecem ser visitados.
Fica a sugestão e caso lhe seja possível, visite os museus de Alpedrinha.

4 comentários:

oasis dossonhos disse...

Parabéns pela variedade, interesse, e grande qualidade dos artigos que este blogue tem tido: noticioso, polémico, porque aberto à discussão, ao diverso, pedagógico, elegante, cultural.
Sigo com atenção este palpitar de uma terra mágica da Gardunha, que é apresentado de forma inteligente, partilhando o que de melhor pode haver no quotidiano de uma comunidade.
Bem hajas Companheiro de Sonhos!
Abraço
Luís

paula silva disse...

Este é um blogue de consulta obrigatória para os alpetrinienses e amigos dessa vila encantada. Sempre atento, corajoso, pertinente. Não preciso de adjectivar mais porque a quantidade de pessoas que aqui têm deixado comentários são prova disso. Força para continuar!
Mudo de assunto:
Fernando deixaste no meu blogue comentários que agradeço, e eu deixei lá mensagens para ti, uma delas cito-a aqui:

Fernando... que sensibilidade a tua! Bem Hajas pelas "Pegadas na areia" que aqui deixas. A história é linda, já conhecia, mas é sempre "nova". Felizmente tudo correu bem e estou em plena recuperação, mais lenta do que esperava, mas segura. Como só me lembro de ti ainda um pequenote não te conhecia esta faceta de grande observador, crítico, sensível e jovem activo, como Alpedrinha precisa. É para mim uma agradável surpresa revelares ser uma pessoa com valores, correcta, interventiva e criativa. Espero que também sejas bem disposto como a tua mãe... as viagens que partilhei com os teus pais foram uma delícia pela juventude fantástica que promovem e contagiam... de grandes pais só podem nascer grandes filhos! Um beijinho para eles.

paula silva disse...

Fernando
Volto a "comentar" porque aguardo novidades neste Blogue. Habituaste-nos a matar saudades da nossa terra vindo a este espaço.
Está tudo bem contigo? Espero que sim e que regresses com as tuas já saudosas postagens... conta novidades.
Não precisas editar este comentário, mas como não tenho outra forma de te contactar, fica aqui o meu maior desejo que estejas bem e que continues a "mostrar" Alpedrinha com a tua serenidade e olhar atento!
:)
Fica bem

Fernando Pires disse...

Amiga Dr.ª Paula:
Vou continuar a colocar coisas novas no meu blogue, salientando sempre as matérias que, na minha perspectiva, são realmente importantes para dar a conhecer acerca de Alpedrinha. O facto é que, por vezes, falta-me tempo para tal. Há momentos em que a nossa vida privada e profissional não nos permitem dedicar mais tempo a outros assuntos. Esta é a razão pela qual não tenho colocado novidades recentes. Mas, fica a promessa de novas notícias em breve. Agradeço a atenção dispensada ao meu blogue e faço votos que tudo esteja a correr bem na sua vida. Cumprimentos ao marido.
1 abraço alpetriniense