2006-06-08

ALPEDRINHA OU VALE DE PRAZERES?

Foi com enorme apreensão que ouvi as declarações do Sr. Presidente da Câmara Municipal do Fundão, este domingo à tarde, aquando da inauguração do pavilhão gimnodesportivo de Valverde. À Rádio Cova da Beira, o edil fundamense, quando questionado acerca da política de equipamentos desportivos para o concelho, disse que "...o lado norte da Gardunha, já está suficientemente dotado de equipamentos desportivos. No lado sul da Gardunha, iremos construir um pavilhão gimnodesportivo na Soalheira e outro em Alpedrinha ou Vale de Prazeres, vamos ver..."

Em primeiro lugar, no lado norte da Gardunha há equipamentos desportivos suficientes? Acho que o Sr. Presidente da Câmara reduz o lado norte da Gardunha apenas e só ao Fundão, onde penso estar excelentemente bem equipado.
A zona de Peroviseu, Capinha e Três Povos já está munida de uma valência deste tipo? Creio que não e acho que aquela zona também precisa de criar condições à prática desportiva.
No entanto, este é um problema que os responsáveis daquelas freguesias terão de resolver.

Quando à questão de fundo: Alpedrinha ou Vale de Prazeres?
Será que esta questão se pode colocar? Não quero com isto dizer que Vale de Prazeres não merece ter um pavilhão gimnodesportivo. Concerteza que sim, uma vez que até tem um clube desportivo a disputar o campeonato distrital de futsal.
Mas parece-me um absurdo, ponderar entre Alpedrinha e Vale de Prazeres.
Creio que, e para ajudar os responsáveis da CMF a decidir, terá de se ter em conta muitos aspectos:
- Número de pessoas potenciais utilizadoras do espaço;
- Estabelecimentos de ensino existentes, que necessitam de um espaço com condições próprias para a vertente prática das aulas de educação física e desporto escolar;
- Instituíções e Associações existentes, potenciais utilizadoras daquele espaço polivalente, para desenvolvimento de acções de índole desportiva, cultural e outras;
- Histórico de reinvindicações para obter o benefício da sua construção;
- Resultado do estudo estatístico efectuado em Alpedrinha, sobre as obras mais urgentes indicadas pela população;

Há mais, mas creio que estes argumentos são suficientes para que a Câmara Municipal e os seus responsáveis, de uma vez por todas, possam dotar Alpedrinha deste tão desejado equipamento desportivo.
No entanto, gostaria de abrir a discussão sobre esta matéria e pedir que todos contribuam com mais argumentos, para facilitar a escolha da Câmara Municipal.
Não nos podemos esquecer que, numa reunião com o Vereador Dr. Paulo Fernandes, ficou a promessa de que para 2007, Alpedrinha iria ser contemplada com este benefício.
Confesso que fiquei preocupado com o que ouvi e creio que esta declaração é algo perigosa, porque nesta matéria, quando se trata de escolher entre Alpedrinha e outras freguesias, a nossa experiência não tem sido muito positiva. Ou seja, já estamos calejados e de pé atrás.
A esperança será sempre, mas sempre a última a morrer.

4 comentários:

paula silva disse...

Parabéns por mais um post sério, pertinente, crítico, lúcido e, acima de tudo, reivindicativo com toda a justiça!
Já é tempo da CMF entender que Alpedrinha merece um equipamento polidesportivo digno! Nem está em questão que outras freguesias já o tenham conquistado, embora seja de certa forma injusto, estão em causa as sobejas provas que Alpedrinha já deu…
COMO É QUE AINDA PODE HAVER DÚVIDAS?
Se numa “amostra mal acabada” de campo conseguimos eventos com repercussão, sejam desportivos, sejam por exemplo os Encontros de Ranchos anuais, do que seríamos capazes com um equipamento novo, moderno, polivalente, como bem referes?
A CMF sabe MUITO BEM, pois tem colaborado e assistido a grandes acontecimentos culturais em Alpedrinha, desde concertos de música clássica, a lançamentos de livros, a peças de teatro… quantas freguesias do concelho promovem este tipo de eventos? E sempre com êxito, com um público caloroso!!!!
A nossa Vila está sempre ávida de acontecimentos culturais e desportivos! Já o provámos… Basta recordar ainda a Feira dos Chocalhos que ultrapassa todos os anos as expectativas! Não é?
Se a Câmara precisar de um abaixo-assinado, que lhe mostre claramente que as nossas reivindicações são justas, e que há muito tempo merecemos tal equipamento, força! Talvez assim se possa pressionar/mostrar/reivindicar/assumir que é importante e urgente essa obra… E mais, SEM DÚVIDAS!

PS: Não sei se poderei assinar, pois não tenho residência aí, mas como até tenho aí casa e até pago os meus impostos por ela, talvez isso me dê o direito de assinar também…
A BEM DE ALPEDRINHA!!!
Saudações Alpetrinienses

Anónimo disse...

Saudações Caro Fernando,
Uma excelênte e Obvia razão para que o Gimnodesportivo viesse para Alpedrinha, é o facto dos senhores da CMF se eskeceem consecutivamente de Alpedrinha!

Poucas vezes me lembro de ver o Dr.Frexes em Alpedrinha.
Mas enchi a barriguinha dele aquando das ultimas eleições, pois como é custume dizer-se na giria futebolistica (Parecia Alpetriniense desde Pequenino)perdido e achado estava em Alpedrinha.

A CMF e seus responsáveis têm que ter a noção que depois das eleições TODOS os Municipes de TODAS as Freguesias são igualmente IGUAIS, tal como refere a nossa constituição da Republica.

Sr. Dr. Frexes, a nosso juventude já merece essa valência, chega de vinganças politicas, seja GRANDE!

Força Amigo Fernando....

Anónimo disse...

É de facto uma grande divida para com a população de Alpedrinha a construção do pavilhão desportivo, mas os anos passam os jovens ficam adultos e o equipamento falta.
Também compreendo que outras freguesias tenham sido mais favorecidas que Alpedrinha, só não compreendo porquê, se os mandatos se sucedem as cores politicas também, porquê esta má vontade com Alpedrinha. Outra coisa que gostava de perguntar é em que pé e com que estudos se apresentam verbas para a dita obra, se já existem, estão certos da viabilidade do mesmo.

Um abraço Fernando e até breve.

Anónimo disse...

Olá a Todos...Uma vez mais fica provado que as pessoas que estão á frente da autarquia não gostam de nós...quer sejam rosas, laranjas ou qq outra cor política. Sempre tive conhecimento da grande rivalidade entre Alpedrinha e fundão. Sei que eles têm inveja de nós (porque temos boa água, porque os madredeus actuaram em Alpedrinha, porque o fundão não tinha condiçoes para os receber,porque temos a feira dos chocalhos...poderia dar mais exemplos). Aquilo que sei é que vejo freguesias mais beneficiadas do que nós e apenas com meia duzia de pessoas. A verdade é que eles não gostam de nós. Assim sendo, sugiro um abaixo assinado mas para deixar-mos de pertencer ao concelho do fundão e passar-mos para "jurisdição" do concelho de Castelo Branco. Aí sim não existe discriminação. Visitem todas as freguesias do concelho de Castelo Branco e depois digam-me se estou a mentir....Fica a sugestão..

1 abraço do amigo,
António Rosa